top of page
Casal Natureba - Alimentação e Estilo de Vida

3) Beleza Natural - Creme Dental

Boa tarde! No primeiro post falamos sobre o queridinho Óleo de coco, que esta presente tanto em nossa cozinha quanto na maioria dos cosméticos/produtos de higiene que usamos no dia a dia, e também mostramos a diferença entre cosmético orgânico, natural, vegano e crueltyfree. No segundo post falamos sobre alternativas mais naturais e sustentáveis na substituição do desodorante convencional. Hoje falaremos sobre alternativas mais naturais e sustentáveis na substituição do creme dental convencional.

Assim como todos os produtos de higiene e cosméticos convencionais, o creme dental não fica atras quando o assunto é quantidade de ingredientes que nem sabemos pronunciar, quantidade de química e componentes que agridem não só nossa saúde a longo prazo como também o meio ambiente, sem contar o quanto de lixo é gerado com suas embalagens.

Que tal preparar teu próprio Creme Dental em casa, com ingredientes que tu tem na cozinha? Sim, na cozinha ^^ Preparando teu Creme Dental em casa, tu sabe o que está usando, que não vai ter nenhuma química prejudicial a tua saúde e ao meio ambiente. Além disso fica super baratinho e não vai gerar nenhum lixo. Muito bom né?! Vamos la?!

Creme Dental Natureba - E esta é uma das muitas versões caseiras, rápida, fácil, eficaz e super baratinha de Creme dental natural.

Nesta receita usamos óleo de coco orgânico, bicarbonato de sódio e um (ou mais) óleo essencial orgânico de sua preferência, usamos normalmente o de Hortelã Pimenta, assim temos a base do nosso creme dental, depois podemos acrescentar raspas de juá e cravo em pó, por exemplo.

Neste caso o óleo de coco tem propriedades antifúngicas, anti-inflamatórias e foi comprovado que ele combate bactérias nocivas para a boca, prevenindo contra cáries e aftas.

O bicarbonato de sódio retira através da abrasão a placa dos dentes, reduzindo casos de gengivite e por ser alcalino, cria um ambiente com Ph inadequado para a proliferação das bactérias. O óleo essencial de Hortelã Pimenta é super refrescante, e tem propriedades analgésicas, anestésicas, antissépticas, anti-inflamatórias e adstringentes.

Faço um potinho destes por vez, dura bastante, quando acaba faço mais. Fácil, né?!

Além de economizar, pois com poucos ingredientes tu faz creme dental para o ano todo e não prejudicar tua saúde com componentes químicos presentes nos cremes dentais convencionais, tu estará evitando gerar lixo, pode comprar ingredientes em maior quantidade, reaproveitar embalagem de vidro para colocar o creme dental, assim como a que usei no vídeo (Compro óleo de coco de 500 ml e depois que acaba, reaproveito o vidro para vários fins, principalmente guardar mantimentos na cozinha. Compro o bicarbonato de sódio a granel, por kg, ou seja, posso levar meu vidro de óleo de coco vazio para trazer meu bicarbonato de sódio, sem gerar lixo. Óleo essencial dura muito, pois usamos poucas gotas para cada receita, e o vidrinho também pode ser reaproveitado). Pense em quantas embalagens de creme dental tu coloca "fora" por ano...

- Outra versão caseira é o Pó dental Natureba que pode ser feito apenas com as raspas de Juá (Comprei a cascas de Juá para fazer sabão liquido e shampoo, e aproveitei e já triturei até virar pó e fiz o Pó dental), ou ainda misturando raspas de juá, gengibre, canela, cravo em pó e bicarbonato de sódio (opcional). Já testamos e funciona super bem.

A proporção pode ser de 70% juá para 30% outros ingredientes. O juazeiro é uma árvore do sertão, e sua casca possui propriedades antissépticas, antifúngicas e antibactericidas. Encontramos estes ingredientes em casas de produtos naturais (procure saber a procedência).

Lembrando que os cremes dentais naturais (tanto das marcas que compramos pronto, quanto os que fazemos) não fazem espuma (ou fazem, mas pouco comparado aos cremes convencionais) por não possuir o tal Lauril (aquele mesmo dos shampoos, sabonetes, detergentes convencionais, entre outros).

Mas Cris, não quero preparar meu Creme Dental em casa, prefiro comprar pronto.

Ok, então vou te indicar 2 marcas de Creme Dental natureba que usamos e aprovamos. :)

Foto: @casalnatureba

Na foto 2 opções de Creme/Gel dental naturais de marcas que usamos no dia a dia e a opção de creme dental natural caseiro que ensinei no vídeo acima. Aliv - Este creme dental também foi junto em nossa mala para Mauritius e continuamos usando no dia a dia. Ele é 100% natural e feito a mão.

Olha só estes ingredientes, é muito amor poder ler um rótulo, reconhecer todos os ingredientes e ter certeza de que tudo isso, se ingerido, não faria mal algum, pois sim, todos eles podemos ter em nossa cozinha. Composição - Água, Goma Xantana, Óleo de Coco, Curcuma e Óleos essênciais de Menta, Cipreste e TeaTree.

Live Aloe - Na foto 1 dos 3 lançamentos da Live Aloe na Bio Brazil/Natural Tech deste ano, que tivemos o prazer de conhecer e testar antes mesmo do lançamento.

Gel Dental Natural Aloe Mamão - A ação proteolítica da papaína do mamão verde purifica e previne a placa dental. A Lippia sidoides (Alecrim Pimenta) e a Hortelã graúda com ação antisséptica higienizam a cavidade oral e os óleos essenciais deixam o hálito fresco.

Existem várias outras marcas lindas de creme dental Natural/Orgânico/Vegan/Crueltyfree/Sem Conservantes/Sem Química/Sem Agrotóxicos hoje no mercado, é lindo poder acompanhar este crescimento desde o seu inicio. Lembre-se sempre de Consultar seu Dentista. Aqui no Blog já falamos sobre nossa Dentista. Aqui falamos sobre o porque substituir sua escova de dentes de plástico por uma escova de Bambu.

(Inicio de 2017) No momento estamos na busca da escova de dentes ideal, infelizmente no Brasil ainda não encontramos nenhuma marca sustentável, todas as escovas de bambu vendidas aqui vem de fora, o que já torna insustentável, a que compramos para testar não durou um mês, começou a se desmanchar, soltar as cerdas na boca (e as cerdas que diziam ser de carvão de bambu, na verdade eram de plástico mesmo) sem contar que não sabemos como é esta produção, enfim...então continuamos na busca, caso tu saiba de alguma marca assim, comenta aqui ;) Atualização : (inicio de 2018) Encontramos escovas de Bambu, 100% naturais e compostaveis. Corpo em Bambu e Cerdas vegetais feitas com as fibras da planta mexicana chamada Maguey (Agave). As escovas são feitas por um artesão mexicano e trazidas para o Brasil em pequena quantidade pela Ekilibre Amazônia. Valor 30,00. Sim, o valor é mais alto (pois é artesanal, e porque sai bem caro traze-las para o Brasil em pequena quantidade), mas a qualidade é ótima, foram as melhores escovas de bambu que já testei, a durabilidade é ótima, pois como falei acima, a última que comprei que não era 100% natural, mesmo tomando todos os cuidados, não durou nada, e estas estão durando muito. Então vale muito a pena.

Atualização: (inicio de 2019)

Infelizmente a Ekilibre Amazônia não traz mais as escovas para o Brasil, pois os custos são muito altos. Então a busca por uma nova escova 100% natural continua, mas enquanto isso, no ultimo ano surgiram várias opções de escovas de bambu no mercado (coisa que há dois anos atras era muitooo dificil de encontrar no Brasil), e desde o POST no inicio de 2017 falando sobre a Escova de Bambu e suas vantagens, continuamos com a mesma opinião de que é muito mais válido comprar uma escova de bambu com cerdas de plastico (arrancar as cerdas e guardar em um potinho para encontrar uma maneira de descartar) e enterrar ou compostar a escova, sem as cerdas (eu uso como plaquinha/estaca nos vasos de plantas) do que comprar uma escova de plástico. ;) Atualização: Meta 2019 - O próximo passo agora é produzir em casa nosso próprio Sabonete/Shampoo Natural, além de outros cosméticos mais elaborados e maquiagem, mas com embasamento, então antes quero estudar mais a fundo Aromaterapia, Cosmetologia, Maquiagem e Saboaria Natural, e claro, depois compartilho aqui com vocês.

Até o próximo post!

Posts em Destaque
Posts Recentes
Tags
Nenhum tag.
bottom of page