top of page
Casal Natureba - Alimentação e Estilo de Vida

2) Beleza Natural - Desodorante

Boa tarde! No último post, falamos sobre o queridinho Óleo de coco, que esta presente tanto em nossa cozinha quanto na maioria dos cosméticos/produtos de higiene que usamos no dia a dia, e também mostramos a diferença entre cosmético orgânico, natural, vegano e crueltyfree. Hoje falaremos sobre alternativas mais naturais e sustentáveis na substituição do desodorante convencional. Segundo estudos, os desodorantes convencionais contém ingredientes prejudiciais à nossa saúde (até mesmo cancerígenos), especialmente os que impedem o corpo de transpirar (antitranspirantes - o que é bizarro, se parar para pensar), pois neste processo não deixamos nosso corpo liberar as toxinas e impedimos o organismo de funcionar normalmente.

Há muito material a respeito na internet (busque fontes confiáveis), e ficaríamos horas aqui falando sobre, então sempre pesquise e tire suas próprias conclusões, pois hoje nosso foco é mostrar soluções para resolver este problema.

Que tal preparar teu próprio Desodorante em casa, com ingredientes que tu tem na cozinha? Sim, na cozinha ^^ Preparando teu Desodorante em casa, tu sabe o que está usando na pele, que não vai ter nenhuma química prejudicial a tua saúde e ao meio ambiente. Além disso fica super baratinho e não vai gerar nenhum lixo. Muito bom né?! Vamos lá?!

Desodorante Natureba Esta é uma das muitas versões caseiras, rápida, fácil, eficaz e super baratinha. No vídeo abaixo o passo a passo.

Nesta receita usamos óleo de coco orgânico, bicarbonato de sódio e um (ou mais) óleo essencial orgânico de sua preferência (opcional). Algumas outras versões incluem amido de milho, entre outros ingredientes. Neste caso o óleo de coco tem propriedades antifúngicas, anti-inflamatórias, etc. O bicarbonato de sódio neutraliza os odores, tem ação bactericida e não impede a transpiração. Os óleos essenciais entre vários outros benefícios tem ação bactericida, podemos usar óleo de cravo, de alecrim, de limão, de eucalipto, entre outros, no vídeo usamos o de Melaleuca ou Tea Tree que também tem propriedades antibacterianas e antifúngicas (pode ser usado no creme dental também, ele é mil e 1 utilidades).

Faço um potinho destes por vez, dura bastante, quando acaba faço mais. Fácil, né?!Além de economizar (pois com poucos ingredientes tu faz desosdorante para o ano todo) e não prejudicar tua saúde com componentes químicos presentes nos desodorantes convencionais, tu estará evitando gerar lixo (pode comprar ingredientes em maior quantidade, reaproveitar embalagem de vidro para colocar o creme dental, assim como a que usei no vídeo). Compro óleo de coco de 500 ml e depois que acaba, reaproveito o vidro para vários fins, principalmente guardar mantimentos na cozinha. Compro o bicarbonato de sódio a granel, por kg, ou seja, posso levar meu vidro de óleo de coco vazio para trazer meu bicarbonato de sódio, sem gerar lixo. Óleo essencial dura muito, pois usamos poucas gotas para cada receita, e o vidrinho também pode ser reaproveitado. Pense em quantas embalagens de desodorante tu coloca "fora" por ano...e ao longo dos anos...

Sei que muitas pessoas tem alergia ao Bicarbonato de Sódio, então seguem outras opções:

- Uma delas é usar apena uma misturinha de óleo de coco e óleo essencial. Esta ainda não testei.

- Outras duas opções são o Leite de Magnésia e também a Pedra Hume (Alúmen de potássio), ambos encontrados em farmácias (já testamos as duas opções e são super baratas eficazes, mas o que não nos agrada muito é comprar algo em farmácia, por não ter certeza em relação aos testes em animais, e todo o processo). - Receitinha Desperdício zero usando a pedra Hume que caiu e quebrou (ou desodorantes em pedra como este na foto abaixo que podem cair e quebrar) ou ainda a Pedra Hume que já vem em pó (vende em farmácias).

- 5 g de pedra hume em pó

- 30 ml de agua quente

- 5 gotas de óleo essencial de sua preferência (usei o de Tea Tree - Melaleuca)

Misture a água quente com a pedra hume em pó ate dissolver (caso use a pedra quebrada, melhor moer antes), adicione as gotas de óleo essencial. Espere esfriar e coloque a misturinha em um vidrinho com borrifador e pronto. Já vi receitas que usam Glicerina Vegetal (hidratante). Agite antes de usar.

Mas Cris, não quero preparar meu Desodorante em casa, prefiro comprar pronto.

Ok, então vou te indicar 3 marcas de Desodorantes naturebas que usamos e aprovamos.

Ah, todos são unissex ;)

Foto @casalnatureba

Na foto 3 opções de Desodorantes naturais de marcas que usamos no dia a dia, e a opção de Desodorante natural caseiro que ensinei no vídeo acima.

Aliv - conhecemos esta empresa linda, com produtos 100% naturais e feitos a mão no RJ, quando buscávamos protetor solar para nossa viagem para Mauritius, e além do protetor solar, que falaremos em outro post, conhecemos outros produtos, incluindo o Desodorante da foto, que também foi junto em nossa mala. Super testado e aprovadíssimo em dias de muito calor durante a viagem, e claro, continuamos usando em nosso dia a dia.

- Composição: Água, MC(OH)2, HCO3 e blend de óleos essenciais. Live Aloe - Outra empresa linda, que já conhecemos e usamos há algum tempo, e este ano tivemos o prazer de conhecer a família linda por traz da marca, e assim que possível queremos ir até Goias conhecer a plantação de Aloe Vera orgânica deles. Este já é o segundo frasco que usamos e amamos. Nos proximos posts, falarei mais sobre a Live Aloe e os lançamentos que conhecemos em primeira mão na Bio Brazil/NaturalTech deste ano, e acabaram de ser lançados este mês. - Composição: Gel de Aloe Vera, Extrato de Folha Santa, Óleos essênciais de Gerânio, Lavanda e Ylang-ylang.

Lafe's - Na Bio Brazil/NaturalTech deste ano, conhecemos esta marca, através da querida Ananda que esta a frente de outra empresa linda, a Alva, e estamos amando. Ele é ótimo para o dia a dia, pois é totalmente neutro, sem perfume, não mancha e nem deixa residuos. É um cristal produzido com sais minerais naturais que eliminam as bactérias causadoras de odor e mantém sua proteção desodorante por 24 horas. Um outra ponto super positivo é que além de ser 100% benéfico e saudável, ele dura pelo menos 1 ano, não gerando lixo (quantos frascos de desodorante convencional tu usa por ano?) E ainda 1% do lucro é utilizado ao apoio de entidades de prevenção ao câncer de mama. - Composição: Apenas Alúmen de Potássio, um sal mineral natural. Todos os 4 foram testados em várias situações, tanto no dia a dia, quanto em treinos mais pesados, rotina de shows do Natan, etc e foram super aprovados. Existem várias outras marcas lindas de Desodorante Natural/Orgânico/Vegan/Crueltyfree/Sem Conservantes/Sem Química/Sem Agrotóxicos hoje no mercado, é lindo poder acompanhar este crescimento desde o seu inicio. Lembre-se sempre de consultar um dermatologista de confiança, e testar a melhor opção para sua pele, o que funciona bem para um pode não funcionar para outro. No próximo post falarei sobre Creme Dental Natureba. Atualização: Meta 2019 - O próximo passo agora é produzir em casa nosso próprio Sabonete/Shampoo Natural, além de outros cosméticos mais elaborados e maquiagem, mas com embasamento, então antes quero estudar mais a fundo Aromaterapia, Cosmetologia, Maquiagem e Saboaria Natural, e claro, depois compartilho aqui com vocês.

Posts em Destaque
Posts Recentes
Tags
Nenhum tag.
bottom of page