Casal Natureba - Alimentação e Estilo de Vida

Biofertilizante com Cascas de Banana!

Como sabemos, banana é uma fruta rica em potássio, essencial para o bom funcionamento do nosso organismo...e como já falamos algumas vezes por aqui, as cascas, caroços e folhas da maioria dos alimentos podem e devem ser aproveitadas pois nelas estão contidas boa parte dos nutrientes.

Já compartilhei varias receitas usando cascas de banana lá no @casalnatureba – hambúrguer, bolo, farofa, refogados, biomassa com a casca verde, etc...

Hoje mostrarei outro uso para as cascas de banana, desta vez para alimentar e ajudar no desenvolvimento das nossas plantinhas ❤ O Biofertilizante!

Biofertilizante - Foto @casalnatureba

Vai depender do seu consumo de bananas, caso consuma poucas bananas, guarde as cascas no congelador até ter uma boa quantidade.

Aqui em casa consumimos pelo menos 2 bananas por dia, então em 3 dias já tenho o suficiente, neste tempo vou juntando as cascas em um recipiente na geladeira, ou então coloco ¾ de água em um recipiente e fecho com um paninho com elástico, e ao longo destes 3 dias vou colocando as cascas ali dentro.

Abaixo segue passo a passo em fotos e a receita completa 😉

Biofertilizante passo a passo - Fotos @casalnatureba

• Coloco as cascas em um recipiente de vidro, cubro com água e fecho com um tecido e borrachinha (mesmo processo do Vinagre e da Kombucha).

• Deixo de molho por 1 semana, mexendo de vez em quando.

• Passado 1 semana, coo o liquido, separo as cascas e composto (ou pode usá-las para fazer a receitinha de fertilizante seco abaixo).

• Não vou passar medidas, pois tu pode fazer de acordo com a quantidade que for usar, por ser natural e não ter conservantes, a validade é de poucos dias.

• Na hora de usar, diluo o biofertilizante na proporção de 1 para 5x de água e aplico na terra e nas plantas (de preferência no final da tarde ou em algum momento que não bata sol, para não queimar as plantas).

• Detalhe: O cheiro é uma delicia, como uma bebida fermentada de banana. Dá vontade de beber, rsrs.

• Uso de 1 a 2 vezes por mês, principalmente quando não tenho biofertilizante da composteira.

• Outra forma mais rápida é fazer um chá das cascas, e também diluir antes do uso (ainda não testei).

• Fertilizante seco: Desidrate as cascas ao sol, no forno ou desidratador e depois bata no liquidificador até virar uma farinha. Pode usar no solo ou misturar na terra antes de plantar.

Existem várias outras receitas de biofertilizante usando cascas de outros alimentos, que irão fornecer outros nutrientes essenciais para as plantinhas.

Tu já fez Biofertilizante em casa? Tem alguma dica que gostaria de compartilhar?

Ainda não fez? Ficou alguma dúvida?

Me conta aqui nos comentários 😊

Até mais! 😘

Se compartilhar use @casalnatureba e #biofertilizantecasalnatureba 😉

Se usar vídeos, imagens e textos, por favor colocar créditos @casalnatureba


Posts em Destaque
Posts Recentes