Casal Natureba - Alimentação e Estilo de Vida
Conceito

Cris Mallmann nasceu em Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul e desde criança teve muito contato com a natureza, devido ao fácil acesso aos sítios de seus familiares onde desfrutou de uma infância simples mas privilegiada por esta cercada de todo aquele verde, rios, animais e alimentos naturais e por aprender desde cedo o que realmente tem valor.

  

Natan Fronza nasceu no interior de São Paulo, porém, como sua família é catarinense (Rio do Sul), também teve acesso à natureza, apesar de preferir o videogame e posteriormente a música.”

Crescemos em cidades do interior, onde a maior parte do nosso alimento era preparado pelas mãos de nossas mães/avós, e então sentávamos à mesa para saborear uma refeição fresquinha/quentinha.

 

Nos conhecemos em 2011, em São Paulo-SP e logo depois iniciamos juntos uma busca por resgatar um pouco do que vivemos no interior.

Começamos por preparar a maior parte do nosso alimento em casa, e também a pesquisar sobre a procedência de alguns alimentos, consequentemente nos levando a substituir certos ingredientes (especialmente todos os de origem animal).

 

Ver o brilho nos olhos, sorriso no rosto e elogios de quem tomava um café da tarde em nossa casa, e os pedidos para que vendêssemos alguns dos nossos pães, bolos e patês, somados à nossa vontade de trabalhar juntos, resultou no nascimento do nosso primeiro filho, o “Casal Natureba”.

 

Trabalhamos com encomendas durante pouco mais de dois anos, proporcionando à pessoas de toda a cidade de São Paulo receber em suas casas alimentos 100% artesanais feitos com todo o carinho pela Cris, e entregues ainda quentinhos pelo Natan.

Mas como em tudo na vida, chega uma hora em que precismos dar um passo, ir além, expandir.
Foi assim que, em 2015 resolvemos parar com as encomendas para trabalhar em novos projetos com o Casal Natureba, com isto, eu (Cris) pude dedicar mais tempo aos estudos e criações na cozinha, e o Natan pode dedicar mais tempo ao Louder's, que estava crescendo.

Assim, optamos por levar nosso Conceito, Estilo de Vida e Criações na Cozinha a um número maior de pessoas, através das Redes SociaisApostilas e Cursos.

 

2016 -  youtube, Redes Sociais (influenciadores), palestras e cursos on line e presenciais.

2017  - o ano mais louco de nossas vidas

2018 - Parei com tudo para cuidar da saude

2019 - Retorno - SlowBlogging

"Antes de mudar para São Paulo, há pouco mais de 8 anos, praticamente não consumia industrializados, processados, congelados, etc. Em pouco tempo aqui, praticando esta alimentação "convencional" e vivendo de maneira extremamente estressante, meu organismo "surtou". Precisei refletir sobre e percebi que seria necessário resgatar o que vivi em minha infância/adolescência e adaptar para a vida em São Paulo.

 

Há praticamente 7 anos fomos morar juntos, o que tornou mais "viável" esta nova fase, onde preparávamos o que consumíamos e fazíamos tudo que podiamos juntos.

Começamos a substituir os refinados por integrais. Já não consumíamos refrigerantes e coisas do tipo. Cortamos o álcool, o Natan cortou o cigarro. Logo depois cortamos os ingredientes de origem animal.
Larguei meu emprego super estressante, de domingo a domingo com uma pausa de apenas 15 min. para o almoço congelado, e então surgiu o Casal Natureba.
Começamos a malhar e praticar yoga, estudar e ler mais sobre diversos assuntos que nutriam corpo, mente e alma. Com isto chegamos aos Orgânicos, ao alimento medicamento, e a busca por meios mais sustentáveis de viver.

 

Não demorou muito para sentir o quanto "o corpo agradecia" a esta mudança de hábitos, porém, ainda havia a necessidade de estudar o "por quê" de tudo isso. Quanto mais estudávamos, mais certeza tínhamos sobre a irresponsabilidade e falta de ética por trás da indústria alimentícia.

 

Quando criança já sabia de onde vinha a maioria dos alimentos. Sofria e não entendia o porque animais eram mortos, presenciei várias vezes o sofrimento e morte deles. Era horrível, mas não sabia que viver sem aquilo era possível, não existia o termo vegetarianismo ou veganismo em minha vida há 20/30 anos atrás.
Quando descobri primeiramente o vegetarianismo, ha uns 13 anos atras, não pensei duas vezes, finalmente comecei a entender o que me aterrorizava tanto na infância e para os outros era e ainda é tão normal. Quando anos depois descobri o Veganismo então tudo fez sentido.

 

Motivada pelo amor aos animais (o que na verdade já é motivo o suficiente para nós) e também pela curiosidade em relação à como a alimentação é capaz de curar ou adoecer nosso corpo, não pude deixar de notar o excesso de conservantes e produtos químicos usados para fazer com que uma secreção animal (no caso do leite, por exemplo) permaneça "intacto" por muito tempo em uma prateleira de supermercado, e que produzi-los em larga escala não parecia ser uma boa ideia.

 

Cada vez mais descobrindo um mundo novo relacionado a alimentação, estilo de vida e expansão de consciência que foi "tapando vários buracos" em minha vida. Tudo o que já sentia e vivia de alguma maneira, mas não sabia que existia, foi ocupando seu lugar e me completando, me definindo. Orgânicos, sustentabilidade, alimento no lugar de medicamento, nutrição (corpo, mente e alma), Ayurveda, física quântica.

 

Sou hoje uma estudante em tempo integral, autodidata em todos estes assuntos, e cada dia mais apaixonada por cada coisa nova que descubro e experimento." ❤️❤️❤️ (Cris Mallmann - 2013)

Como já dizia Hipócrates, “Que o alimento seja teu medicamento e que o medicamento seja teu alimento”

Sabemos que o Brasil, infelizmente, é um grande consumidor de agrotóxicos do mundo e consequentemente o quanto o meio ambiente (água, animais, solo, seres humanos, etc) é agredido com esta situação.

Conscientes, optamos por consumir/compartilhar apenas alimentos/produtos Orgânicos.

 

Percebemos a importância do contato direto com o “pequeno produtor orgânico”, e assim, ver de onde realmente vem o alimento.

Acreditamos que quando "investimos" no pequeno produtor/pequena empresa (alimentos, cosméticos, roupas, etc), que também tem uma consciência ecológica, e também "investe" em outros pequenos produtores, contribuímos para que este mercado cresça e se torne cada vez mais acessível para todos. Leia mais sobre aqui. #compradeorganicos_casalnatureba

Resolvemos ir além da alimentação, e ter este cuidado também em relação aos cosméticos, embalagens (redução de lixo), roupas/calçados, higiene, limpeza, e tudo o que estiver ao nosso alcance.

 

Não foi difícil encontrar maneiras eficazes em relação à redução de embalagens (lixo gerado) em nosso dia a dia.

Compramos todos alimentos em Feiras e Mercados Orgânicos, onde temos a opção de levar nossos saquinhos de tecido para compras a granel e sacolas retornáveis, assim, descartando o uso de sacos/sacolas plásticas.

 um passo importante foi estruturar uma mini horta na sala de nosso apartamento, que fica no 7º andar. O processo foi lento e gradual, porém, a sensação é indescritível e também nos leva novamente à infância. Além de, obviamente, nos fornecer alimentos orgânicos de altíssima qualidade, alguns a curto prazo, como temperos, ervas, verduras e PANC's, e outros a longo prazo como árvores frutíferas entre outros, como a bucha vegetal. #hortanatureba 


Outro passo importante foi a compostagem domestica acabando assim Com lixo gerado  na Cozinha

ducha higienica e toalhas acabando assim Com o lixo gerado  no banheiro

 

Muito além das embalagens, estão os produtos e utensilios que utilizamos na cozinha.

Optamos por detergentes 100% naturais, Biodegradáveis, Orgânicos, sem petroquímica, à base de óleos vegetais saponificados de fontes renováveis, que não agridem o meio ambiente/água/oceano. Somado sempre ao uso da bucha vegetal.

O Vinagre e Bicarbonato de Sódio tornaram-se indispensáveis em nosso dia a dia, pela sua versatilidade (limpeza em geral), e claro, por substituir vários produtos químicos. 

 

Pensando também na saúde/meio ambiente, optamos por trocar nossas panelas por "panelas ecológicas", revestidas de cerâmica, à base de água e não de petróleo, que reduzem muito a emissão de gases tóxicos no meio ambiente, além de não liberar nenhum metal tóxico, tornando o alimento ainda mais saudável. 


Em relação aos produtos de higiene/cosméticos, optamos por "produzir" a maior parte em casa, como o creme dental, desodorante, demaquilante/hidratente, shampoo/condicionador/leave-in, etc, usando apenas três itens pricipais - Óleo de Coco, Vinagre de Maçã e Bicarbonado de Sódio, e em alguns casos algum óleo essêncial orgânico puro.

Compramos de pequenos produtores os que não fazemos, como é o caso dos Sabonetes/Shampoos em barra da Fefa Pimenta. Leia mais aqui.

falo mais em Beleza Natural no Blog.