Kombucha Caseira
Oi, gente ❤️ Normalmente, quem prova Kombucha pela primeira vez se apaixona pelo sabor e suas infinitas possibilidades de combinações...
Além de deliciosa ela tem inúmeros benefícios para nossa saúde.
Melhor do que isso é acompanhar todo este processo acontecer e usar ingredientes que sabemos a procedência.
Vamos preparar nossa Kombucha em casa?!
Kombucha de Morango - Foto: @casalnatureba
1ª Fermentação
Ingredientes:
• 2 Litros de água filtrada (o cloro pode interferir na fermentação).
• De 1/2 à 3/4 (+- 150 g) de xícara de açúcar demerara (de preferência orgânico).
• +- 50 g (ou 6 saquinhos) de chá (verde, preto) eu já fiz com com hibisco e ficou perfeito, e já testei com chá mate, entre outros (de preferência orgânico) - A Kombucha é originalmente feita com Camellia sinensis = chá preto ou verde, por ter bons níveis de nitrogênio, cafeína, purinas e taninos importantes no processo, mas nada impede de fazer novos testes. ^^
• 1 xícara de chá fermentado (se é a primeira vez que tu faz kombucha e não tem o chá fermentado, pode substituir por 2 Cs de Vinagre de Maçã (de preferência orgânico).
• 1 mãe de Kombucha (Scoby/panqueca) - tu pode conseguir em grupos de Kombucha no Facebook, por exemplo, ou descobrir quem faz Kombucha perto de ti e pode doar uma muda.
• 1 vidro que comporte de 2 e meio à 3 litros (eu uso um reutilizado de palmito).
• Utensílios em madeira/bambu ou outro material que não seja metal, pois pode interferir na fermentação.
• 1 tecido + borrachinha reutilizada ou barbante para fechar.
Preparo:
Ferva 2 litros de água com o chá. Ao ferver desligar o fogo e acrescentar o açúcar. Misture até dissolver e deixe esfriar. Coe/retire o chá.
Esterilize o recipiente, coloque o chá já frio, acrescente o chá fermentado ou vinagre e o Scoby.
Cubra com o tecido e feche com a borrachinha/barbante para afastar bicinhos - não use tampa na 1ª Fermentação (Aeróbica) pois as bactérias precisam de oxigênio para trabalhar.
O tempo de fermentação vai depender de vários fatores, como a temperatura da região onde tu mora, o chá...já fiz Kombuchas em que a 1ª fermentação levou apenas 3 dias, outras 5 dias e outras que levaram 2 semanas.
Vá provando a bebida ao longo dos dias para entender o processo e o ponto em que vai reduzindo o açúcar e chegando no sabor certo.
Caso tenha um medidor de Ph para medir a acidez da sua Kombucha ou Vinagre, melhor.
Neste tempo tu vai observar a formação de uma nova mãe/scoby se formando, e isso acontece em cada nova Kombucha, por isso podemos doar ❤️
Ah, e se não ficar boa ou avinagrar, nada de jogar fora, pois sua kombucha pode virar vinagre que pode ser usado em substituição aos comprados em mercado, tanto para a limpeza, higiene/cosmética quanto para consumo - falarei mais sobre no post sobre Vinagres caseiros.
Para uma receita menor ou maior, reduza/aumente a quantidade de ingredientes proporcionalmente.
Já podemos consumir a Kombucha após a 1ª fermentação, mas caso queira uma bebida mais gaseificada e diferentes sabores, vamos para a 2ª fermentação.
2ª Fermentação
Eu já inventei inúmeros sabores, alguns não ficaram tão bons, outros ficaram incríveis...
Ingredientes:
• Suco concentrado de frutas de sua preferência (bata um punhado de morangos maduros com um pouco de água filtrada, por exemplo), especiarias, ervas, outro chá adoçado, este é o momento de criar ❤️
• Garrafas com tampas que vedem bem.
Também podemos fazer a 2ª fermentação sem sabor, apenas engarrafar a Kombucha pronta para gaseificar, também chamada de Original.
Preparo: Esterilize os recipientes, acrescente 1/3 da garrafa de suco ou chá e complete com a Kombucha recém fermentada até a boca da garrafa e feche bem, diferente da 1ª, agora teremos uma fermentação sem oxigênio, anaeróbica.
Deixe fermentar por mais 2 ou 3 dias e esta pronta para consumo. Melhor consumir gelada.
Pode armazenar por anos fechada ou até 1 semana na geladeira após aberta (pois perde o gás).
Eu já armazenei na geladeira, depois de aberta, uma fermentação que fiz com suco de uva por 1 mês e fui provando ao longo dos dias, foi virando outra bebida, super fermentada e gaseifica, mais parecida com um vinho...são infinitas as possibilidades ❤️
Lembre de guardar 1 xícara de chá da 1ª fermentação para começar uma próxima Kombucha, pois sei que tu não vai conseguir fazer apenas 1 e parar, é viciante ^^
Esta é apenas minha experiência fazendo e consumindo Kombucha nos últimos anos, não sou nenhuma especialista no assunto, muito pelo contrário, aprendo entre erros e acertos diariamente.
Recomendo muito o conteúdo da rainha @neiderigo sobre este e tantos outros assuntos ❤️
Tu já fez Kombucha em casa? Ainda, não? Ficou alguma dúvida?
Me conta aqui nos comentários :)
Até mais! :*
Se compartilhar use @casalnatureba e #kombuchacasalnatureba ;)
Se usar vídeos, imagens e textos, por favor colocar créditos @casalnatureba
Kombucha Original Chá verde, Kombucha de Uva e Kombucha de hibisco - Fotos: @casalnatureba