top of page
Casal Natureba - Alimentação e Estilo de Vida

Compostagem Doméstica (em apartamento) Sem Minhocas!

Oi, gente 💚 Em fevereiro de 2018 lancei o Projeto Compostagem Sem Minhocas (Compostagem Vegana). Contei um pouquinho nestes dois posts abaixo sobre meu contato com a compostagem desde criança e como surgiu a ideia do Projeto:

Post sobre Compostagem Doméstica 1
Post sobre Compostagem Doméstica 2

Na Feira Naturaltech de 2017 (2 anos atras), conhecemos o Cláudio da Morada da Floresta (já tinha lido sobre o trabalho dele e da esposa e adorado), e ele estava lançando naquele dia este novo modelo de composteira da foto, a Humi, que conhecemos em primeira mão e inclusive gravamos um bate papo com ele sobre ela neste dia e esta lá no canal. A Humi é produzida a partir de caixinhas Tetra Pak (sim, aquelas embalagens de leite, suco, etc).

As caixinhas são trituradas e passam por um processo de reuso.

Para 1 Composteira são reutilizadas 1.000 caixinhas. (Saiba mais: Site - Vídeo.)

Resumindo, ficamos apaixonados por ela, e quando ele disse que poderíamos compostar nosso residuo orgânico e não gerar mais lixo na cozinha, sem ficar com o apartamento fedendo e cheio de moscas, um novo mundo se abriu, rsrs.

Neste meio tempo surgiram vários questionamentos sobre as minhocas na composteira X Veganismo, e como questiono tudo o tempo todo e acredito que para absolutamente tudo existe uma solução (versão vegana) e também porque sou um pouco professor pardal, rsrs, estudei, pesquisei, bolei um projeto, e ainda em 2017 conversamos com o Claudio que achou a ideia interessante e nunca viu ninguém tentando isso antes, até porque a Humi foi projetada para minhocas. Sendo assim, nos primeiros dias de 2018 fomos até a Morada buscar nossa Humi. 💚 Infelizmente logo após anunciar o Projeto nas Redes Sociais (nos posts acima), precisei me afastar de tudo (por ordens médicas, pois meu estado de saúde era bem delicado, mas isto é assunto para outro post), porém, dentro do possível, continuei com o projeto em off e agora vou compartilhar um pouco de como foi esta experiência, minhas anotações e fotos com vocês.

(Clique para ampliar as fotos)

Resumo das imagens acima - Comecei a Compostagem das fotos no inicio de Agosto de 2018 e levei mais de 4 meses para encher uma das caixas, uma porque não produzo muito resíduo orgânico e outra porque conforme o resíduo ia se decompondo ia aumentando o espaço na composteira.

Primeiro forrei a caixa com papelão picado (sem estampa ou cola) e serragem - só usei papelão neste primeiro momento, mas não é necessário.

Depois coloquei os resíduos orgânicos - cascas e sementes de frutas e de legumes que não usei na cozinha, coloquei também pó de café e erva mate do chimarrão, etc.

Antes de colocar as cascas piquei em pedaços pequenos para facilitar a decomposição.

Cada vez que colocava os resíduos orgânicos, misturava com o que já estava na caixa, mexia bem para ajudar na decomposição e cobria com a mesma quantidade de matéria seca, no caso usava serragem ou terra sem minhocas.

Como aproveito ao máximo cada alimento na cozinha, usando em receitas cascas, talos, folhas e sementes de grande parte dos alimentos (receitas #desperdiciozero no @casalnatureba), e também procuro nunca deixar sobrar comida, ou se sobra reaproveito (então não descarto restos de comida cozida), demorou um pouco para juntar uma boa quantidade de resíduo orgânico para colocar na composteira, então eu vou colocando o que não aproveito na cozinha em um pote na geladeira e quando ele enche, eu coloco na composteira. Caso tu demore ainda mais para juntar estes resíduos, pode ir congelando e quando juntar uma quantidade boa, descongela e composta.

Esta primeira caixa praticamente não gerou chorume (Biofertilizante), acredito que seja por ter usado coisas mais secas que não liberaram muito liquido na decomposição.

Nas últimas imagens da para ver o adubo lindo, com todo o resíduo orgânico decomposto e também as sementes que joguei, brotando, ou seja, compostar é muito amor!

E Compostar sem Minhocas dá muito certo, sim! Ah, e não tem cheiro algum! 😊 Logo mostro como eu uso o adubo da composteira nas plantas aqui da #hortanatureba.

Algumas observações:

Ainda sobre Compostagem e Veganismo - Como disse nos posts acima (ou aqui e aqui), sempre compostamos nosso resíduo orgânico em casa (casa dos meus pais no interior do RS), em um buraco na terra mesmo, coberto com folhas/grama seca, ao lado da horta, e naturalmente neste buraco na terra tem minhocas, elas fazem todo o trabalho e tudo bem, o que eu questionei e para mim não faz sentido, é colocar minhocas em uma caixa que não é o habitat natural delas, sendo que existe a opção de compostar sem minhocas, e no dia em que eu puder voltar a morar em uma casa, posso voltar a compostar em um buraco na terra (ou não), onde as minhocas naturalmente farão este trabalho, sem problemas. Como funciona a Compostagem sem Minhocas - A função das minhocas na compostagem é oxigenar e mexer o residuo/matéria orgânica para que ela se decomponha, no caso da compostagem sem minhocas somos nós que fazemos o papel da minhoca, mexendo os resíduos na composteira de tempos em tempos para ajudar no processo da decomposição. Podemos dizer que as minhocas aceleram este processo. (vários ourtros microrganismos também ajudam neste processo). Na Compostagem com minhocas tem algumas restrições de alimentos e alguns cuidados que precisam ser tomados para não interferir no bem estar delas, já na compostagem sem minhocas é mais tranquila esta parte.

Eu costumo colocar apenas cascas, sementes, folhas, talos, pó de café, erva mate e coisas do tipo pois é o que utilizo na cozinha, mas também da para compostar saquinhos de chá, coadores de café de papel (eu uso chá fresco e coador de pano). Também composto a bucha vegetal que não serve mais para lavar louça ou tomar banho. Entre outras coisas que falarei no próximo post, também respondendo a outras perguntas que recebi no instagram, senão este post ficará muitooo extenso. 😊

Mas Cris, eu não posso comprar uma Composteira, como faço? - Eu usei a Humi, mas tu pode fazer tua própria composteira, reutilizando coisas que tu já tenha em casa, como baldes com tampa - tem vários passo a passo de como fazer a tua em casa no youtube. O importante é cuidarmos do nosso resíduo orgânico 💚🌿♻️

Por exemplo, meu pai, além da Compostagem no buraco na terra que mencionei acima, também fez uma composteira usando 2 ou 3 baldes grandes (foto). Minha sogra também reutilizou baldes grandes (foto), são infinitas as possibilidades, e é bem mais fácil e simples do que tu imagina. 💚

Composteira do meu pai
Composteira da sogra

(Composteira do meu pai) (Composteira da minha sogra)

E agora, como/por onde eu começo? - No próximo post vou responder algumas outras dúvidas que vocês deixaram lá nos Stories baseada em meus testes e pouca experiência. 😊 E na sequência vou mostrar o passo a passo da nova caixa da composteira que começarei do zero com vocês em vídeos e fotos lá no Instagram e quem sabe no canal também. Vamos juntos! 💚🌿♻️

Posts em Destaque
Posts Recentes
Tags
Nenhum tag.
bottom of page