top of page
Casal Natureba - Alimentação e Estilo de Vida

Vinagre de Maçã - Receita e Dicas

Oi, gente 💚

Alguns anos atrás nós falávamos (em nossos cursos, palestras, vídeos e posts) que as únicas 2 coisas que não nos deixava ficar 100% livres dos mercados convencionais eram: vinagre e papel higiênico.

Mas como sempre (assim como tudo que fui adaptando ao longos dos anos em relação à alimentação e estilo de vida) logo veio a solução para estes 2 itens e pude finalmente me libertar totalmente de mercados e consumir 100% de feiras orgânicas, artesãos e pequenos produtores (salvo exceções).

Como já mencionei em alguns posts antigos, a solução para acabar com o lixo gerado no banheiro foi descobrir que tinha como adaptar uma ducha higiênica junto ao vaso sanitário sem precisar quebrar parede (o Ap é alugado). Então naquela época comprei a ducha e instalei (sou a faz tudo por aqui - autonomia é tudo, principalmente neste momento) e troquei o papel higiênico por toalhinhas feitas com uma toalha de banho velha. Simples assim!

Ducha higiênica e toalhinhas = lixo zero no banheiro. Foto @casalnatureba​

Volto com este assunto em outro post, pois o foco de hoje é o vinagre.

Nos últimos anos fermentei muitas coisas, é viciante - pão, iogurte e queijo vegetal, kombuchas, biofertilizante, vinagre, etc...e fui registrando (assim como registrei/fotografei muitooo conteúdo nos bastidores da vida durante este tempo em que estive afastada, e vou compartilhar tudo).

Hoje faço vinagre de tudo que consigo tanto para consumo na cozinha, quanto para higiene/fins cosméticos, quanto para a limpeza. E só posso dizer uma coisa - É muito amor

Envolve várias questões, a primeira delas é maior autonomia e depender menos do externo, principalmente agora.

Segunda, ver o processo de algo tão simples, como cascas de frutas, por exemplo, se transformado em um ingrediente tão usado quanto o vinagre. Isso nos ensina tanto, sobre tanta coisa, assim como plantar, cuidar e esperar o momento de colher (um processo que vale para a vida no geral).

Terceira, saber de onde vem o que tu está consumindo.

Quarta #desperdiciozero de alimentos.

Quinta #lixozero em embalagens, e por aí vai! Só vantagens.

Vinagre de Maçã caseiro. Foto @casalnatureba

Na primeira vez que fiz este vinagre, anos atrás, eu segui uma receita passo a passo, mas depois que percebi o quanto era simples, faço de olho, apenas tomando alguns cuidados básicos, usando o que tenho em casa e dá certo do mesmo jeito.

Neste vinagre usei maçãs inteiras, pois encontrei na xepa da feira orgânica, por 1,50 o kg, já um pouco "passadas", fora isso não compraria uma fruta para fazer vinagre, pois podemos reaproveitar outras partes que seriam descartadas (cascas, miolos, pedaços passados) para este fim, principalmente se ele não for ingerido.

Fiz duas receitas, as maçãs "boas" usei no vinagre para uso culinário/higiene pessoal e as maçãs mais passadas e machucadinhas usei para fazer o vinagre para limpeza.

No video mostro todo o processo, desde quando começa a fermentação até quando termina.

Abaixo tem a receita e passo a passo completo com fotos.

Nesta receita usei:

- 10 maçãs picadas com casca e miolo

- 1 colher de sopa de açúcar para cada recipiente

- 1 litro de água filtrada para cada recipiente (ou o suficiente para quase encher o recipiente cobrindo as maçãs).

• Lave e pique as maçãs.

• Higienize os recipientes e utensílios com água fervente.

• Coloque as maçãs picadas em um recipiente de vidro - elas devem ocupar aproximadamente metade do espaço.

Separei em um recipiente as maçãs picadas com machucadinhos e os miolos, e em outro as maçãs "boas" para testar a diferença no final.

• Adicione o açúcar (usei o demerara orgânico)

• Adicione a água filtrada até preencher o recipiente

• Misture bem com uma colher de bambu/madeira (evite metal pois pode interferir na fermentação) até dissolver o açúcar.

• Cubra com um tecido com barbante ou "touquinha" com elástico (usei borrachinhas que infelizmente ainda vem em alguns maços de verduras).

• Deixe descansar longe de luz direta, em temperatura ambiente, por aproximadamente 3 semanas (pode levar mais ou menos tempo, dependendo da temperatura da sua região).

Durante este período mexa suavemente com a colher de madeira 1 ou 2 vezes ao dia.

Quando os restos de maçã afundarem e não tiver mais bolhas de fermentação, esta etapa está pronta.

• Com um coador de tecido (pode ser um pano de prato limpo usado para este fim, ou um saquinho de algodão cru como o que usei) coe o liquido.

• Separe o resto da maçã fermentada que sobrou (eu compostei este resíduo).

• Lave o recipiente e coloque o vinagre nele novamente, cubra com o tecido e a borrachinha e deixe descansar por mais um tempo, mexendo diariamente, antes de engarrafar e usar. (Desta vez deixei descansar por 1 mês, mas pode ser menos tempo).

• Nesta segunda etapa o vinagre vai ficando mais ácido (na primeira ele parece mais uma kombucha ou sidra), mas observe e prove o seu vinagre, pode ser que nem precise desta segunda parte.

No vídeo e nas fotos dá para perceber que o vinagre que foi feito com as partes machucadinhas (limpeza) ficou pronto 2 dias antes do que foi feito com a maçã "boa" (consumo).

• Passado este 1 mês da segunda etapa, engarrafe seu vinagre e esta pronto para uso.

Validade indeterminada.

Não necessita refrigeração.

A receita com 10 maçãs rendeu 3 garrafas de vinagre, mas você pode fazer com apenas 1 maçã (ou com cascas, miolos e partes machucadinhas de várias) uma quantidade menor de vinagre, não tem regras. Na internet existem várias receitas com quantidades de ingredientes e tempo de fermentação diferentes.

Vinagre de Maçã caseiro passo a passo. Fotos @casalnatureba

Para não estender mais por aqui, farei uma parte 2 deste post, onde falarei sobre outros vinagres que já fiz, como o de casca de uva e o de Kombucha. Falarei também sobre outras misturinhas que podemos fazer com o vinagre que facilitam muito nosso dia a dia na hora da limpeza.

Vinagres e misturinhas para limpeza natural. Fotos @casalnatureba

Tu já fez vinagre em casa? Ainda, não? Ficou alguma dúvida?

Me conta aqui nos comentários :)

Até mais! :*

Se usar vídeos, imagens e textos, por favor colocar créditos @casalnatureba

Posts em Destaque
Posts Recentes
Tags
Nenhum tag.
bottom of page