top of page
Casal Natureba - Alimentação e Estilo de Vida

Sustentabilidade - Escova de Bambu, Creme Dental Natureba e Indicação de Desntista Vegana ♻️💚🌱

Na busca por escovas Biodegradáveis nos últimos anos, ainda são poucas opções disponíveis no Brasil, e quase todas (senão todas) vem de fora, o que acaba não sendo tão sustentável assim, mas vamos indo, um passo por vez.

Estas encontrei no Mercado Livre, também a venda no site Paz em Gaia (mas quase sempre indisponível). Também encontrei uma marca brasileira que ainda não testei, porem não sei dizer se realmente é brasileira ou apenas revendida pela marca, quando comprei estas, a da tal marca estava indisponível também.

Mas porque Bambu? A cada ano são descartadas 26 bilhões de escovas de dentes no mundo inteiro, só no Brasil, são 768 milhões de escovas, formando uma montanha crescente de material tóxico, plástico não biodegradável.

O Bambu é a planta que cresce mais rápido no mundo. Em apenas 3 ou 4 anos já esta pronta para o corte, e possui em média 100 anos de vida. Uma vez cortado, um novo broto nasce através dos caules subterrâneos.

Sua produção é extremamente econômica e sustentável, tendo fácil adaptação em qualquer tipo de solo, necessitando de pouca água.

Cientistas descobriram que o bambu tem um bio agente antibacteriano chamado bambookun, que previne a proliferação de bactérias e ainda as combate (por isto é ótimo para utensílios de cozinha também).

O bambu produz 35% mais oxigênio que qualquer outra planta do mesmo porte e absorve 5 vezes mais gases do efeito estufa. Ah, o Broto de Bambu também é comestível, uma delicia, lembra muito o Palmito.

As cerdas das escova também são de bambu (fibras de bambu) e de outras marcas de Nylon, e ainda que o nylon demore por volta de 30 anos para desaparecer, é muito menos que os 500 anos necessários para eliminar o plástico do planeta. A durabilidade é a mesma de uma escova de plástico convencional, com a diferença que a de bambu volta para a natureza depois, podendo ser enterrada, compostada ou usada como plaquinha na hortinha 💚🌱

Precisa de mais? 😍

Vamos lá então, rsrs. Quando fui comprar, vi depoimentos de outras pessoas que compraram, falando que ela limpava muito mais os dentes, que fazia milagres... Minha experiencia...

Não bastando os mil benefícios citados acima, sim, ela é ótima e realmente a sensação de limpeza após a escovação é incomparável.

Ps: Este não é um PublishPost $ ;)

https://www.youtube.com/watch?v=SCPm-F8czZ8&t=1s

Agora que falei da escova, vamos preparar nosso próprio Creme Dental em casa, usando apenas ingredientes que sabemos de onde vem? (ou então comprar de quem faz de maneira artesanal e natural). Existem inúmeras receitinhas por ai...

Uma das que usamos há anos é esta.

No vídeo (clique na imagem para assistir), mostramos a receita base, mas normalmente complementamos com outros ingredientes naturais, como, raspas de juá, cravo em pó ou óleo de cravo, por exemplo. Lembre-se sempre de consultar um profissional (dentista).

Nossa indicação é a amiga Faby Servilha, do Odonto Veggie, que usa apenas produtos veganos e naturais 💚 Por um mundo mais Natureba e Sustentável ♻️💚🌱 Atualização: (Inicio de 2017)

No momento estamos na busca da escova de dentes ideal, infelizmente no Brasil ainda não encontramos nenhuma marca sustentável, todas as escovas de bambu vendidas aqui vem de fora, o que já torna insustentável, a que compramos para testar não durou um mês, começou a se desmanchar, soltar as cerdas na boca (e as cerdas que diziam ser de carvão de bambu, na verdade eram de plástico mesmo) sem contar que não sabemos como é esta produção, enfim...então continuamos na busca, caso tu saiba de alguma marca assim, comenta aqui ;)

Atualização : (inicio de 2018) Encontramos escovas de Bambu, 100% naturais e compostaveis. Corpo em Bambu e Cerdas vegetais feitas com as fibras da planta mexicana chamada Maguey (Agave). As escovas são feitas por um artesão mexicano e trazidas para o Brasil em pequena quantidade pela Ekilibre Amazônia. Valor 30,00. Sim, o valor é mais alto (pois é artesanal, e porque sai bem caro traze-las para o Brasil em pequena quantidade), mas a qualidade é ótima, foram as melhores escovas de bambu que já testei, a durabilidade é ótima, pois como falei acima, a última que comprei que não era 100% natural, mesmo tomando todos os cuidados, não durou nada, e estas estão durando muito. Então vale muito a pena.

Atualização: (inicio de 2019)


Posts em Destaque
Posts Recentes
Tags
Nenhum tag.
bottom of page