Casal Natureba - Alimentação e Estilo de Vida

5) Beleza Natural - Cuidados com o meu Cabelo - No/Low Poo.

Boa noite :) Hoje vim falar um pouquinho sobre um assunto que tantooo voc√™s me pedem - Cabelo ūüíö Como ser√° que cuido do meu cabel√£o? N√£o tem nenhum mist√©rio gente, vem comigo que vou compartilhar todo o meu ritual natureba. ;) Bom, vou come√ßar falando que o primeiro passo para estarmos bonitos e saud√°veis externamente, (unhas, cabelo, pele, etc) precisamos estar bem internamente, o que inclui uma boa alimenta√ß√£o, dormir bem, tomar sol de maneira adequada, equil√≠brio emocional, entre outras coisinhas que afetam diretamente nossa "apar√™ncia"... e sei que tudo isso √© muito complicado nessa loucura do dia a dia, ainda mais para quem vive em cidades como S√£o Paulo, mas j√° adianto que com muito amor, carinho e paci√™ncia √© poss√≠vel ūüíö Ent√£o n√£o adianta nadinha entupir pele e cabelo com v√°rios produtinhos milagrosos, se n√£o cuidarmos da nossa nutri√ß√£o (corpo/mente), ok?! Dito isso vamos para minha rotina de cuidados com o cabelo.

H√° uns 5 anos atras em meio h√° todas as descobertas e estudos relacionados a alimenta√ß√£o saud√°vel, veganismo e todos as mudan√ßas, comecei a questionar tamb√©m tudo o que usava na pele e cabelo, aos poucos fui substituindo por produtos menos convencionais, sem testes em animais, sem ingredientes de origem animal, e conforme fui aprofundando meus estudos cheguei aos naturais e org√Ęnicos e tamb√©m a preparar meus pr√≥prios produtos de higiene e limpeza em casa, e aos pouquinhos vou compartilhando tudo isso por aqui. Logo conto um pouco mais da minha hist√≥ria e trajet√≥ria em um outro post para n√£o estender muito este ;) Nunca fui a louca do sal√£o de beleza, posso contar nos dedos quantas vezes fui, na verdade, rsrs. Meu ritual com o cabelo sempre foi muito simples, sem v√°rios produtos, sem muita qu√≠mica (apenas a dos shampoos convencionais) e acredito que por isso nunca tenha danificado os fios. Claro que na adolesc√™ncia tingia de todas as cores, mas usava corantes nada convencionais, como anilina aliment√≠cia e papel crepom ou matriz roxa, rsrs, mas ok. Bom, como disse, comecei substituindo os shampoos convencionais de supermercado/farm√°cia por marcas crueltyfree/vegan e conforme fui estudando mais e mais comecei a testar algumas coisas diferentes, como o Bicarbonato e Vinagre, que deram super certo - o chamado nopoo = sem shampoo, e √© deles que vou falar agora. Vou come√ßar pelas vantagens. - O cabelo fica lindo, √© libertador, principalmente para quem esta acostumado a usar mil produtos. - Custo quase zero, super economia. - Lixo zero - quantas embalagens de produtos para o cabelo tu usa por m√™s? - N√£o polui. - N√£o agride nem o meio ambiente, nem tua sa√ļde. - etc.

Hoje n√£o vou entrar em porque substituir o convencional pelo natural nem em defini√ß√Ķes, mas logo volto com um post mais completo sobre esta parte, hoje √© o b√°sico, de como eu fa√ßo no dia a dia. N√£o apenas eu, Natan tamb√©m. Como sempre falo, o que est√° aqui vale para todos, meninas, meninos, etc ;) Mas Cris, como eu come√ßo? Bom, j√° aviso que nas primeiras semanas o cabelo fica uma nhaca, mas esta tudo bem, √© o processo para retirar toda aquela qu√≠mica acumulada de uma vida toda. Logo passa e o cabelo fica perfeito. Shampoo - Usava 1 colher de ch√° de bicarbonato de s√≥dio dilu√≠do em 1 copo de √°gua, aplicava apenas no couro cabelo e enxaguava. Condicionador - Vinagre de Ma√ß√£ org√Ęnico diluido em 1 copo de √°gua, aplicava apenas nos fios, deixava um minutinho como o condicionador convencional e enxaguava. Leave-in - Um pouquinho de √≥leo de coco para finalizar, se necess√°rio.

O cabelo cacheado do Natan se adaptou super bem apenas ao bicarbonato e vinagre, j√° o meu pedia algo mais, e foi ai que conheci a Fefa Pimenta, h√° uns 3 anos, sim a mesma mo√ßa dos sabonetes maravilhosos do √ļltimo post.

Comecei a fazer da seguinte maneira:

Esfoliação Leve - 1 vez por semana costumo fazer uma leve esfoliação no couro cabeludo antes de lavar. Molho o cabelo normalmente, pego um punhadinho do pó de café que já foi coado (borra) e faço uma massagem leve em todo couro cabeludo. Depois retiro bem com água e lavo o cabelo normalmente.

Shampoo - 1 colher de ch√° de bicarbonato de s√≥dio dilu√≠do em 1 copo de √°gua, aplico apenas no couro cabelo e mantenho. Fa√ßo uma "espuma" com o sabonete natural/shampoo em barra da Fefa e aplico sobre o bicarbonato que j√° foi aplicado, massageio e enx√°guo. Este sabonete/shampoo √© feito apenas com √≥leos vegetais, √≥leos ess√™nciais e plantas. Condicionador - Vinagre de Ma√ß√£ org√Ęnico dilu√≠do em 1 copo de √°gua, aplico apenas nos fios, deixo um minutinho como o condicionador convencional e enx√°guo. N√£o fica cheiro ruim no cabelo, juro! Leave-in - Um pouquinho de √≥leo de coco ou outro √≥leo de sua prefer√™ncia para finalizar, se necess√°rio. Neste meio tempo descobri tamb√©m as maravilhas do Puro Gel de Aloe, da Live Aloe, que j√° apareceu e continuara aparecendo por aqui pois √© muito bom para tudo, inclusive para finalizar o cabelo. (foto) Recentemente conheci a manteiga de murumuru e capim lim√£o da Fefa Pimenta que tamb√©m √© √≥tima e super multiuso (foto). Feito isso, escovo o cabelo com esta escovinha ai da foto que n√£o "arrebenta" o cabelo e deixo secar naturalmente. Lavo sempre que necess√°rio, normalmente umas 3 vezes por semana. Mais f√°cil imposs√≠vel ^^

Mas Cris, n√£o quero usar Bicarbonato e Vinagre, tem outra op√ß√£o? Bom, super recomendo o uso dos sabonetes naturais/shampoo solido (testei apenas os da Fefa, mas hoje existem muitas marcas lindas, teste e veja qual se adapta melhor ao seu cabelo, sempre lendo o r√≥tulo antes para ver se realmente n√£o tem nenhuma qu√≠mica) n√£o precisa usar o bicarbonato antes do sabonete, isso funcionou para o meu cabelo, n√£o quer dizer que funcione para todos. E em rela√ß√£o ao condicionador, pode substituir o vinagre por um condicionador natural tranquilamente, hoje tamb√©m existem muitas marcas lindas. Este da foto foi lan√ßado recentemente pela Live Aloe, que ainda n√£o testei o suficiente para dar minha opini√£o sobre, mas ele √© condicionador natural e leave-in. As op√ß√Ķes s√£o muitas, precisamos testar e ver o que se adapta melhor ao nosso cabelo e dia a dia, e sempre que eu testar algo novo, atualizarei aqui, ok?! Agora quero saber de voc√™s, quais as maiores d√ļvidas sobre este assunto? O que mais gostaria de saber sobre cuidados com cabelo? Em breve gravarei um v√≠deo sobre o assunto, ent√£o qualquer d√ļvida, deixe aqui nos coment√°rios, ok ;)

Atualização (inicio de 2018)

- Quando comprei as escovas de Bambu da Ekilibre Amaz√īnia (falei sobre aqui), a Zez√© nos presenteou com um Sabonete de Cravo e Canela, que n√£o me adaptei muito para o banho, mas ai pensei em testar no cabelo, j√° que h√° 5 anos uso sabonete natural (n√£o shampoo em barra, acho que a concentra√ß√£o de √≥leos vegetais no shampoo √© maior do que no sabonete, por isso meu cabelo fica um pouco grudento com os shampoos em barra, mas se adaptou super bem aos sabonetes naturais) no cabelo (at√© ent√£o s√≥ tinha testado os da Fefa Pimenta que para o corpo e rosto s√£o meus preferidos da vida) e adivinhem, meu cabelo simplesmente AMOU (e o do Natan tamb√©m) e s√≥ uso ele desde ent√£o (naquele mesmo ritualzinho acima, bicarbonato + sabonete e vinagre de ma√ßa). - Tamb√©m testamos lavar os cabelos com ch√° de Ju√° (assim como falei no post sobre Creme dental) comprei cascas de Ju√° e fiz 3 receitas, o p√≥ de Ju√° para escovar os dentes, o ch√° para lavar roupas/lou√ßa (falarei sobre em um post especifico) e tamb√©m o ch√° para lavar o cabelo. Testei por algumas semanas, mas n√£o gostei muito do resultado no meu cabelo para uso continuo, ent√£o uso ele como tratamento para o couro cabeludo quando necess√°rio, para queda, caspa, etc. Mas isso muda muito de cabelo para cabelo, e no teu pode ser que fique √≥timo, ent√£o segue receitinha:

Shampoo de Juá - Ferver 50 g de cascas de Juá com 500 ml de água filtrada. Deixar ferver por 20 minutos. Vai formar espuma enquanto ferve, então não fechar o recipiente. Espere esfriar e guarde em uma garrafa de vidro. Para lavar o cabelo, use +- 1\2 xícara de chá, com o cabelo já molhado vá espalhando o chá aos poucos e massageando o couro cabeludo.

Para mais benefícios, pode acrescentar outros chás (ou óleos essências depois de desligar o fogo) pouco antes de desligar o fogo (depois destes 20 minutos de fervura do Juá) Já fiz de Juá e Jaborandi, Juá e Alecrim, e também Juá com óleo essencial de melaleuca, que são ótimos para o cabelo/couro cabeludo. Guardar a garrafinha na geladeira por até 1 semana. Atualização (inicio de 2019) Com o passar dos anos fomos adaptando nossos rituais de acordo com nossos cabelos, o meu super liso e fino, o do Natan cacheado e mais seco...no inicio usávamos as mesmas receitinhas e hoje chegamos no que fica melhor para cada um, mas sempre abertos a novos testes.

Eu continuo usando bicarbonato + sabonete natural de cravo e canela e vinagre de maça, e 1 vez por semana uso a borra de café pura como explico acima para esfoliar levemente o couro cabeludo, antes de lavar. Quando sinto necessidade de hidratar, apenas faço uma pré-lavagem no cabelo e no couro cabeludo com vinagre de maça diluído em água e depois lavo normalmente.

O Natan tem usado 1 vez por semana o mesmo sabonete de Cravo e canela, mas sem o bicarbonato antes + o vinagre de maçã, e nas outras lavagens ele usa o pó|borra de café para uma leve esfoliação e o vinagre de maçã ou apenas o vinagre de maçã (como um co-wash).

Atualização: Meta 2019 - O próximo passo agora é produzir em casa nosso próprio Sabonete/Shampoo Natural, além de outros cosméticos mais elaborados e maquiagem, mas com embasamento, então antes quero estudar mais a fundo Aromaterapia, Cosmetologia, Maquiagem e Saboaria Natural, e claro, depois compartilho aqui com vocês.

Até mais!

#cabelo #cabel√£o #nolowpoo

Posts em Destaque