top of page
Casal Natureba - Alimentação e Estilo de Vida

5) Beleza Natural - Cuidados com o meu Cabelo - No/Low Poo.

Boa noite :) Hoje vim falar um pouquinho sobre um assunto que tantooo vocês me pedem - Cabelo 💚 Como será que cuido do meu cabelão? Não tem nenhum mistério gente, vem comigo que vou compartilhar todo o meu ritual natureba. ;) Bom, vou começar falando que o primeiro passo para estarmos bonitos e saudáveis externamente, (unhas, cabelo, pele, etc) precisamos estar bem internamente, o que inclui uma boa alimentação, dormir bem, tomar sol de maneira adequada, equilíbrio emocional, entre outras coisinhas que afetam diretamente nossa "aparência"... e sei que tudo isso é muito complicado nessa loucura do dia a dia, ainda mais para quem vive em cidades como São Paulo, mas já adianto que com muito amor, carinho e paciência é possível 💚 Então não adianta nadinha entupir pele e cabelo com vários produtinhos milagrosos, se não cuidarmos da nossa nutrição (corpo/mente), ok?! Dito isso vamos para minha rotina de cuidados com o cabelo.

Há uns 5 anos atras em meio há todas as descobertas e estudos relacionados a alimentação saudável, veganismo e todos as mudanças, comecei a questionar também tudo o que usava na pele e cabelo, aos poucos fui substituindo por produtos menos convencionais, sem testes em animais, sem ingredientes de origem animal, e conforme fui aprofundando meus estudos cheguei aos naturais e orgânicos e também a preparar meus próprios produtos de higiene e limpeza em casa, e aos pouquinhos vou compartilhando tudo isso por aqui. Logo conto um pouco mais da minha história e trajetória em um outro post para não estender muito este ;) Nunca fui a louca do salão de beleza, posso contar nos dedos quantas vezes fui, na verdade, rsrs. Meu ritual com o cabelo sempre foi muito simples, sem vários produtos, sem muita química (apenas a dos shampoos convencionais) e acredito que por isso nunca tenha danificado os fios. Claro que na adolescência tingia de todas as cores, mas usava corantes nada convencionais, como anilina alimentícia e papel crepom ou matriz roxa, rsrs, mas ok. Bom, como disse, comecei substituindo os shampoos convencionais de supermercado/farmácia por marcas crueltyfree/vegan e conforme fui estudando mais e mais comecei a testar algumas coisas diferentes, como o Bicarbonato e Vinagre, que deram super certo - o chamado nopoo = sem shampoo, e é deles que vou falar agora. Vou começar pelas vantagens. - O cabelo fica lindo, é libertador, principalmente para quem esta acostumado a usar mil produtos. - Custo quase zero, super economia. - Lixo zero - quantas embalagens de produtos para o cabelo tu usa por mês? - Não polui. - Não agride nem o meio ambiente, nem tua saúde. - etc.

Hoje não vou entrar em porque substituir o convencional pelo natural nem em definições, mas logo volto com um post mais completo sobre esta parte, hoje é o básico, de como eu faço no dia a dia. Não apenas eu, Natan também. Como sempre falo, o que está aqui vale para todos, meninas, meninos, etc ;) Mas Cris, como eu começo? Bom, já aviso que nas primeiras semanas o cabelo fica uma nhaca, mas esta tudo bem, é o processo para retirar toda aquela química acumulada de uma vida toda. Logo passa e o cabelo fica perfeito. Shampoo - Usava 1 colher de chá de bicarbonato de sódio diluído em 1 copo de água, aplicava apenas no couro cabelo e enxaguava. Condicionador - Vinagre de Maçã orgânico diluido em 1 copo de água, aplicava apenas nos fios, deixava um minutinho como o condicionador convencional e enxaguava. Leave-in - Um pouquinho de óleo de coco para finalizar, se necessário.

O cabelo cacheado do Natan se adaptou super bem apenas ao bicarbonato e vinagre, já o meu pedia algo mais, e foi ai que conheci a Fefa Pimenta, há uns 3 anos, sim a mesma moça dos sabonetes maravilhosos do último post.

Comecei a fazer da seguinte maneira:

Esfoliação Leve - 1 vez por semana costumo fazer uma leve esfoliação no couro cabeludo antes de lavar. Molho o cabelo normalmente, pego um punhadinho do pó de café que já foi coado (borra) e faço uma massagem leve em todo couro cabeludo. Depois retiro bem com água e lavo o cabelo normalmente.

Shampoo - 1 colher de chá de bicarbonato de sódio diluído em 1 copo de água, aplico apenas no couro cabelo e mantenho. Faço uma "espuma" com o sabonete natural/shampoo em barra da Fefa e aplico sobre o bicarbonato que já foi aplicado, massageio e enxáguo. Este sabonete/shampoo é feito apenas com óleos vegetais, óleos essênciais e plantas. Condicionador - Vinagre de Maçã orgânico diluído em 1 copo de água, aplico apenas nos fios, deixo um minutinho como o condicionador convencional e enxáguo. Não fica cheiro ruim no cabelo, juro! Leave-in - Um pouquinho de óleo de coco ou outro óleo de sua preferência para finalizar, se necessário. Neste meio tempo descobri também as maravilhas do Puro Gel de Aloe, da Live Aloe, que já apareceu e continuara aparecendo por aqui pois é muito bom para tudo, inclusive para finalizar o cabelo. (foto) Recentemente conheci a manteiga de murumuru e capim limão da Fefa Pimenta que também é ótima e super multiuso (foto). Feito isso, escovo o cabelo com esta escovinha ai da foto que não "arrebenta" o cabelo e deixo secar naturalmente. Lavo sempre que necessário, normalmente umas 3 vezes por semana. Mais fácil impossível ^^

Mas Cris, não quero usar Bicarbonato e Vinagre, tem outra opção? Bom, super recomendo o uso dos sabonetes naturais/shampoo solido (testei apenas os da Fefa, mas hoje existem muitas marcas lindas, teste e veja qual se adapta melhor ao seu cabelo, sempre lendo o rótulo antes para ver se realmente não tem nenhuma química) não precisa usar o bicarbonato antes do sabonete, isso funcionou para o meu cabelo, não quer dizer que funcione para todos. E em relação ao condicionador, pode substituir o vinagre por um condicionador natural tranquilamente, hoje também existem muitas marcas lindas. Este da foto foi lançado recentemente pela Live Aloe, que ainda não testei o suficiente para dar minha opinião sobre, mas ele é condicionador natural e leave-in. As opções são muitas, precisamos testar e ver o que se adapta melhor ao nosso cabelo e dia a dia, e sempre que eu testar algo novo, atualizarei aqui, ok?! Agora quero saber de vocês, quais as maiores dúvidas sobre este assunto? O que mais gostaria de saber sobre cuidados com cabelo? Em breve gravarei um vídeo sobre o assunto, então qualquer dúvida, deixe aqui nos comentários, ok ;)

Atualização (inicio de 2018)

- Quando comprei as escovas de Bambu da Ekilibre Amazônia (falei sobre aqui), a Zezé nos presenteou com um Sabonete de Cravo e Canela, que não me adaptei muito para o banho, mas ai pensei em testar no cabelo, já que há 5 anos uso sabonete natural (não shampoo em barra, acho que a concentração de óleos vegetais no shampoo é maior do que no sabonete, por isso meu cabelo fica um pouco grudento com os shampoos em barra, mas se adaptou super bem aos sabonetes naturais) no cabelo (até então só tinha testado os da Fefa Pimenta que para o corpo e rosto são meus preferidos da vida) e adivinhem, meu cabelo simplesmente AMOU (e o do Natan também) e só uso ele desde então (naquele mesmo ritualzinho acima, bicarbonato + sabonete e vinagre de maça). - Também testamos lavar os cabelos com chá de Juá (assim como falei no post sobre Creme dental) comprei cascas de Juá e fiz 3 receitas, o pó de Juá para escovar os dentes, o chá para lavar roupas/louça (falarei sobre em um post especifico) e também o chá para lavar o cabelo. Testei por algumas semanas, mas não gostei muito do resultado no meu cabelo para uso continuo, então uso ele como tratamento para o couro cabeludo quando necessário, para queda, caspa, etc. Mas isso muda muito de cabelo para cabelo, e no teu pode ser que fique ótimo, então segue receitinha:

Shampoo de Juá - Ferver 50 g de cascas de Juá com 500 ml de água filtrada. Deixar ferver por 20 minutos. Vai formar espuma enquanto ferve, então não fechar o recipiente. Espere esfriar e guarde em uma garrafa de vidro. Para lavar o cabelo, use +- 1\2 xícara de chá, com o cabelo já molhado vá espalhando o chá aos poucos e massageando o couro cabeludo.

Para mais benefícios, pode acrescentar outros chás (ou óleos essências depois de desligar o fogo) pouco antes de desligar o fogo (depois destes 20 minutos de fervura do Juá) Já fiz de Juá e Jaborandi, Juá e Alecrim, e também Juá com óleo essencial de melaleuca, que são ótimos para o cabelo/couro cabeludo. Guardar a garrafinha na geladeira por até 1 semana. Atualização (inicio de 2019) Com o passar dos anos fomos adaptando nossos rituais de acordo com nossos cabelos, o meu super liso e fino, o do Natan cacheado e mais seco...no inicio usávamos as mesmas receitinhas e hoje chegamos no que fica melhor para cada um, mas sempre abertos a novos testes.

Eu continuo usando bicarbonato + sabonete natural de cravo e canela e vinagre de maça, e 1 vez por semana uso a borra de café pura como explico acima para esfoliar levemente o couro cabeludo, antes de lavar. Quando sinto necessidade de hidratar, apenas faço uma pré-lavagem no cabelo e no couro cabeludo com vinagre de maça diluído em água e depois lavo normalmente.

O Natan tem usado 1 vez por semana o mesmo sabonete de Cravo e canela, mas sem o bicarbonato antes + o vinagre de maçã, e nas outras lavagens ele usa o pó|borra de café para uma leve esfoliação e o vinagre de maçã ou apenas o vinagre de maçã (como um co-wash).

Atualização: Meta 2019 - O próximo passo agora é produzir em casa nosso próprio Sabonete/Shampoo Natural, além de outros cosméticos mais elaborados e maquiagem, mas com embasamento, então antes quero estudar mais a fundo Aromaterapia, Cosmetologia, Maquiagem e Saboaria Natural, e claro, depois compartilho aqui com vocês.

Até mais!

Posts em Destaque
Posts Recentes
Tags
Nenhum tag.
bottom of page