top of page
Casal Natureba - Alimentação e Estilo de Vida

4) Beleza Natural - Ritual Banho Natureba

Depois de uma pausa na série de Posts sobre Beleza Natural por problemas técnicos no Home Office, estou de volta. :) Hoje vou compartilhar contigo meu Ritual de Banho Natureba em 3 fases, não necessariamente nesta ordem. Banho - Esfoliação - Depilação. Lembrando que tudo que vou falar aqui serve para todos, Natan também usa os mesmos produtos. ;)

Sabonete Fefa Pimenta + Bucha Vegetal

O ritual diário de banho inclui apenas dois itens, Sabonete natural e bucha vegetal. Começando pelo sabonete, aquela velha história de não use na pele aquilo que não comeria bateu tão forte quando começamos nossa busca que logo de cara conhecemos o trabalho desta artesã do Rio de Janeiro que faz suas alquimias apenas com óleos vegetais, óleos essenciais e plantas.

O amor pelo trabalho da Fefa Pimenta já tem uns 3 anos 💚💚💚 ela tem uma super história e compartilha tudo isso lá pelo site e redes sociais. Quando tu entra na site para escolher o sabonete, já se apaixona por todos, a Fefa tem todo o cuidado de colocar na descrição de cada item, cada ingrediente e para que serve, tanto para a pele/cabelo quanto para o emocional. É muito amor... e quando recebe em casa aquela caixinha perfumada então? Não vou dizer qual o meu preferido, porque são muitos, rsrs.

Nem preciso dizer que super recomendamos, né? Dica - Os sabonetes e shampoos naturais não fazem aquele monte de espuma como os convencionais cheios de química que prejudicam não apenas nossa saúde como também o meio ambiente. ;) Tu pode estranhar no inicio, mas logo acostuma. Dica - Para maior durabilidade do seu sabonete/shampoo natural:

- Use saboneteiras como esta da foto, onde a água pode escoar, sem ficar em contato com o sabonete. - Corte a barra em 4 partes (dependendo do tamanho da barra).

- Use a Bucha vegetal. Esta bucha vegetal da foto trouxe do sitio de familiares no RS, ela veio com sementes que plantei na #hortanatureba 💚 mas hoje é super fácil encontrar bucha vegetal por ai, até no supermercado. Mas porque substituir buchas convencionais sintéticas por uma vegetal (tanto no banho quanto na cozinha, que vou falar em um próximo post)? A Bucha ou Esponja Vegetal (Luffa Aegyptiaca) é 100% vegetal, biodegradável, compostável, enquanto as buchas convencionais são compostas de um plástico chamado poliuretano que é derivado do petróleo, não é reciclada, nem compostável e vai direto para o aterro sanitário, e seu prazo para "sumir" do planeta é indeterminado :( imagine juntando todas as esponjas sintéticas que tu usa em uma vida toda, tanto no banho quanto na louça? Triste né? Vamos substituir? A bucha vegetal não polui nem consome recursos para ser fabricada, não necessita de embalagem, pode ser comprada solta. Além disso, ela dá sustento a pequenos produtores e se decompõe naturalmente na natureza, sem poluir. Lindo, né 💚 Ah, sabia que a bucha vegetal ainda verde pode ser consumida como um legume? Tão lindo isso 💚💚💚 A fantástica Neide Rigo fala um pouco sobre - Come-se

Esfoliante caseiro de borra de Café + Óleo de Coco

Sabe o café que tu coou para tomar pela manhã? Aquele que sobra no coador? Esta borra de café vai para a #hortanatureba como adubo (em outro momento volto para dar dicas para horta em apartamento) ou então vai para o banheiro para a esfoliação. Uso tanto no rosto, mais delicadamente, quanto no corpo todo. Bom, falei do banho com sabonete natural e bucha vegetal, mas outro momento que faz parte do meu ritual de banho natureba é a esfoliação da pele, onde podemos remover as células mortas, estimular a circulação e hidratar ao mesmo tempo...tu precisa testar esta receitinha, saio do banho com a pele tãooo macia 💚Costumo moer meu café orgânico e coar de maneira "rústica" todas as manhãs.Misturo o pó do café coado (aproximadamente 2 colheres de sopa) com 1 colher de chá de óleo de coco.Mas quais os benefícios?

A cafeína contida na borra do café ativa a circulação local e com isso os vasos se dilatam e absorvem suas propriedade, auxiliando a firmeza da pele. Ativa a circulação, melhora o fluxo sanguíneo e assim a reprodução de colágeno e a produção de células novas. O Óleo de coco além de já hidratar a pele durante a esfoliação, tem efeito calmante e contêm antioxidantes, como a vitamina E, que tem ação antienvelhecimento, entre mil outros benefícios.

O óleo de coco mantém a pele macia sem obstruir os poros e sem deixá-la oleosa. Uso normalmente 1 vez por semana, dependendo da necessidade da pele. Amooo poder usar na pele os mesmos itens que já tenho na cozinha 💚💚💚 Falando nesta misturinha magica, tu já provou café com óleo de coco batido no café da manhã? O tal Bulletproof Coffee? Além de ser uma delicia, tem vários benefícios para a saúde, mas isso é assunto para outro momento, rsrs.A aplicação é muito simples, umedeça a pele e passe o esfoliante com movimentos circulares, deixe agir por um minutinho e retire com água. Caso sinta necessidade, hidrate a pele com mais um pouco de óleo de coco.Este esfoliante além de fazer bem para a pele/saúde pois só contem ingredientes do bem, não polui nem agride o meio ambiente, já que a maioria dos esfoliantes convencionais possuem micropartículas de plástico que quando chegam nos rios e oceanos são ingeridos por peixes e outros animais marinhos, comprometendo sua saúde e a sua vida. Além do custo ser praticamente zero.O Café também pode ser usado para esfoliar/estimular o couro cabeludo, neste caso trocamos o óleo por água, falarei mais sobre no próximo post.

E por último, mas não menos importante, a depilação. Vou começar falando do barbeador. Este ai da foto é uma opção super antiga e conhecida, que dura a vida toda apenas substituindo a lâmina que é de metal e 100% reciclável, além de super higiênico, ou seja, sem gerar um monte de lixo com aparelhos descartáveis. Esta era do meu pai, esta na família há décadas, e ainda pode ser encontrado facilmente em lojas on line. Dica: Até "pegar a pratica", tome um pouco mais de cuidado no manuseio do que com as "giletes" descartáveis, pois as lâminas são bem afiadas. Faço "espuma" com meu sabonete natural e aplico na pele depois passo o barbeador normalmente, como com uma lâmina comum. Um ótimo pós depilação ou pós barba é o óleo de coco. Outra ótima opção, que não deixa minha pele ficar "empipocada" é o Puro Gel de Aloe da Live Aloe (logo vou falar mais sobre ele por aqui). Acho que por hoje era isso. Qualquer dúvida, só chamar aqui nos comentários ;) No próximo post vou falar sobre o que vocês mais me pedem - Cabelo =O

Até mais!

Posts em Destaque
Posts Recentes
Tags
Nenhum tag.
bottom of page