top of page
Casal Natureba - Alimentação e Estilo de Vida

1) Beleza Natural - Óleo de Coco = Vida & Diferenças entre Natural, Orgânico, Vegano e CrueltyFr

Bom dia! =) Atendendo a inúmeros pedidos, iniciaremos hoje uma série de posts onde falaremos sobre cuidados com o Corpo/pele (Cosméticos/Make), Cabelo, Higiene e Limpeza Natural usando ingredientes que temos em casa. Começaremos com o queridinho que aparecera em praticamente todas as receitas por aqui. Sim, o mesmo óleo de coco que utilizamos na cozinha, e hoje encontramos facilmente no supermercado, também podemos e devemos usar em nossos cosméticos e produtos de higiene.

O óleo de coco é a prova do "use na pele aquilo que poderia comer". Ele faz bem para todos os cantinhos do nosso corpo, interna e externamente.

Foto: google

Vamos falar do uso deste óleo como desodorante, na higiene bucal, no cabelo, na pele (hidratante corporal e facial, demaquilante, pós barba/depilação, cicatrizante - tatuagem e queimaduras, esfoliante, emoliente de cutículas, pós sol, etc...), além dele estar entre os ingredientes de vários produtinhos de marcas que usamos, ou seja, em absolutamente tudo nós podemos e devemos usar óleo de coco, (e também outros óleos, vegetais e essenciais, assunto para um próximo post).

Vamos desmitificar alguns significados?! Natural - A lei brasileira não determina o que é um cosmético natural, o que faz com que algumas marcas se aproveitem disso e falem que seus produtos são “naturais”, mesmo usando ingredientes prejudiciais a saúde. As certificadoras, como o IBD e a EcoCert, determinam que para ser natural o produto precisa conter no mínimo 95% de ingredientes naturais e 5% de ingredientes orgânicos, também determinam uma vasta lista de ingredientes proibidos, ou seja, ingredientes que as marcas não poderão usar na formulação dos produtos por serem perigosos para a saúde e para o meio ambiente, como corantes, conservantes (Parabenos) e fragrâncias sintéticas, amônia, silicone, Sulfatos, derivados de petróleo, geneticamente modificados, etc.

Orgânico - Para as certificadoras de produtos orgânicos, um cosmético orgânico é aquele que possui no mínimo 95% de matérias-primas orgânicas em relação à quantidade total de matérias-primas naturais utilizadas na formulação. Vale lembrar que todo produto orgânico é também natural, mas pode não ser vegano. (Para ter certeza que o produto é orgânico, fique atento aos selos). Vegano - Um produto é vegano quando não contém nenhum ingrediente de origem animal e também não realiza testes em animais. (Porém existem marcas no mercado que se dizem veganas mas testam alguns dos ingredientes de seus produtos em animais, então sempre fique atento, sempre prefira produtos que possuam selos veganos e crueltyfre). É importante destacar que um produto pode ser vegano e não ser natural, pois os produtos veganos podem conter ingredientes sintéticos utilizados para substituir os derivados de animais. CrueltyFree - Um produto é crueltyfree quando a marca não testa os ingredientes de seus produtos em animais. lembrando que este produto não é necessariamente vegano, podendo ter ingredientes de origem animal.

Esta é a lista de produtos não testados em animais - PEA, mas não necessariamente veganos.

Por isso optamos por preparar parte dos nossos cosméticos, produtos higiene e limpeza em casa com ingredientes que temos em nossa cozinha e outra parte adquirir de quem faz seguindo os mesmos princípios - Respeito aos animais, pessoas e meio ambiente, tanto nos ingredientes/matéria prima (natural, orgânica, sem ingredientes de origem animal, sem ingredientes tóxicos e sintéticos, sem testes em animais), quanto nas embalagens (gerando o minimo de impacto/lixo), quanto no ciclo de produção (não utilizando poluentes nocivos a nossa saúde e ao meio ambiente/animais/água, respeitando o produtor/artesão/profissional).

Atualização: Meta 2019 - O próximo passo agora é produzir em casa nosso próprio Sabonete/Shampoo Natural, além de outros cosméticos mais elaborados e maquiagem, mas com embasamento, então antes quero estudar mais a fundo Aromaterapia, Cosmetologia, Maquiagem e Saboaria Natural, e claro, depois compartilho aqui com vocês.

E por último, a dica de uma livro que vai te ajudar muito nesta caminhada em busca do "porque não usar" e "o que usar" - Guia Completo da Beleza feita em casa (Sunny Subramanian e Chrystle Fielder).

Foto: @casalnatureba

Então começamos oficialmente a série de posts, com informações sobre o porque trocar o convencional pelo Natureba, com receitas caseiras e também dicas de produtos que já testamos e usamos em nosso dia a dia de empresas que seguem os princípios mencionados acima. No próximo post falaremos sobre Desodorante Natureba ;) Vem com a gente!

Posts em Destaque
Posts Recentes
Tags
Nenhum tag.
bottom of page